Controle de Pombos – As Suas Doenças e trazer Risco a Saúde humana

Controle de Pombos – As Suas Doenças e trazer Risco a Saúde humana

Controle de Pombos – As Suas Doenças e trazer Risco a Saúde humana

Depois que duas pessoas morreram contaminadas por doença de pombo em Porto Alegre e Região, o alerta para o risco que esses animais podem oferecer à saúde do homem cresceu significativamente. A proliferação de algumas doenças, como a criptococose, se dá através das fezes que, quando secam, são quebradas em micropartículas, disparadas pelo vento e aspiradas pelas pessoas. Por eles estarem em todos os cantos .

De contaminação aumentam. Mas não se desespere, existem medidas que podem combater a proliferação de doenças causadas pelos pombos. Continue lendo e confira!

Controle de Pombos – Doença transmitida pelos pombos

A criptococose é a doença causada pelos pombos mais conhecida pela população. Ela é transmitida por um fungo que se desenvolve nas fezes dos pombos. Quando as fezes secam e são inaladas pelas pessoas, se contaminadas pelo fungo, ele se instala nos pulmões e a medida em que se desenvolve consegue se espalhar para outros órgãos do corpo. Quando o fungo atinge o sistema nervoso, pode causar a meningite, que é a complicação mais grave da doença.

No entanto, esse fungo é considerado oportunidade, ou seja, infecta pessoas que estão com o sistema imunológico comprometido.

Principais sintomas da criptococose:

– Falta de ar

– Espirros constantes

– Coriza

– Fraqueza

– Dores constantes no corpo

O tratamento para a criptococose é feito com uso de medicação antifúngica e pode durar até 10 semanas, dependendo da gravidade dos sintomas.

Controle de Pombos – Como evitar a proliferação de doenças dos pombos?

– Evite alimentar os pombos

– Mantenha sacos de lixo e latões fechados e amarrados

– Limpe e desinfete com frequência os locais que os pombos ficam. Para isso, use máscara e luvas

– Dedetize o ambiente para que outras pragas não invadam sua residência e sirvam como alimentos para os pombos (clique aqui para conhecer nossas soluções em dedetização de ambientes)

Controle de Pombos – Controle de pombos e morcegos em Porto Alegre e região

Segundo especialistas, a maneira mais eficaz de evitar a proliferação de pombos e, consequentemente, de doenças transmitidas por eles é através de um controle de aves realizado por empresas especializadas. Para isso, você pode contar com a Mata Pragas Ribeirão Preto. Contamos com mais de 12 anos de experiência nos ramos de dedetização, desentupimento e controle de pombos e morcegos. Além disso, seguimos todos os protocolos.

De segurança sugeridos pelas instituições regulamentadoras com o objetivo de garantir eficiência, preservar o meio ambiente, a saúde e o bem-estar de nossos clientes. Clique aqui para solicitar um orçamento de controle de aves e tire suas dúvidas com nossos especialistas!

Controle de Pombos – conheça os riscos que eles trazem para a saúde

Os pombos são aves que vivem com facilidade nas cidades, morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Causam prejuízos por danificar as estruturas dos prédios.Por serem simpáticos e símbolos da paz, algumas pessoas gostam de alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde dos animais.

Como dificilmente são caçados por outros animais, sua população cresce muito rápido e o aumento de sua quantidade tornou-se um grave problema de saúde, pois, podem causar várias doenças graves que podem levar à morte ou deixar seqüela, destacando-se:

– salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes animais;

– criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos;

– histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);

– ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos;

– meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
Medidas de controle:

– retirar ninhos e ovos;

– umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las;

– utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes;

– vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros;

– colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado;

– não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos;

– utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem;

– acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados;

– nunca alimentar os pombos.

É muito importante para nossa saúde controlar a população desses animais na comunidade, fazendo com que eles procurem locais mais adequados para viver, com alimentação correta e longe dos perigos das cidades. Um pombo na cidade vive em média 4 anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.

Controle de Pombos – Conheça Os Métodos Para O Controle De Pombos

Compreenda como acontece o serviço de controle de pombos, O controle de pombos (manejo de pombos) é o serviço especializado para afastar as aves de um determinado local, respeitando a legislação vigente. O manejo é um tipo de intervenção humana que engloba uma série de medidas que têm como objetivo controlar ou remanejar populações de pragas urbanas, como os pombos, a fim de garantir o equilíbrio do ecossistema.

O manejo de pombos é legalizado e regulamentado por órgãos específicos como o IBAMA. Você já possui todas as informações sobre como os pombos causam transtornos nos centros urbanos, desde danos ao patrimônio público e/ou privado à disseminação de doenças para humanos e animais. Agora, saiba como funciona na prática o serviço de controle de pombos.

Etapas do controle de pombos

Controle de Pombos – Inspeção Inicial

A primeira missão é identificar o ninho das aves e os pontos de acesso do pássaro até o local. Outro ponto nessa fase é localizar os focos de alimento, água e abrigo, que são os pilares de sobrevivência das pragas urbanas.

Controle de Pombos – Limpeza

Localizados os pontos de origem dos pontos e os itens de sobrevivência, o próximo passo é realizar a limpeza e desinfecção do local. Técnicas específicas são utilizadas através de produtos químicos e com a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos técnicos.

Controle de Pombos – Aplicação De Barreiras Físicas e Repelentes

São aplicados repelentes, além de aparatos como telas, molas, fios e espículas para evitar o retorno do animal ao local. A ideia é impedir o acesso sem causar danos às aves. A Dedetizadora Em Porto Alegre é uma controladora de vetores e pragas que possui cobertura nacional e oferece soluções inteligentes e eficazes para o equilíbrio do ecossistema. Age com rapidez e qualidade para conter transtornos causados pelas pragas urbanas em ambientes internos e externos.

You may also like