Curiosidades Incríveis Sobre As Formigas e Seus Reinos

Curiosidades Incríveis Sobre As Formigas e Seus Reinos

Curiosidades Incríveis Sobre As Formigas e Seus Reinos

Por muito tempo, os cientistas ficaram intrigados com algumas formigas cortadeiras – do tipo da saúva – que transportam pedacinhos de folha quando estão perto do formigueiro e grandes nacos quando visitam locais distantes. Pode não parecer uma boa estratégia, mas o biólogo argentino Flavin Roces.

Da Universidade de Buenos Aires, fez as contas. Ele computou o esforço de formigas criadas em laboratório – as Acromyrmex lundi. Em vez de folhas, ofereceu-lhes películas artificiais – com cheiro de folha, para disfarçar -, todas com a mesma espessura, para compara o peso que elas carregariam.

No final, Roces demonstrou que essas formigas dão grande valor à energia que gastam. Se andam pouco e despendem pouca energia, cortam folhas pequenas com até metade do seu peso. Mas se caminham mais, trazem folhas maiores.

“Assim como os seres humanos, que, quando vão a um supermercado distante, também fazem comprar maiores” compara Roces. Para ele, matematicamente, esse é o método mais eficiente. Apesar disso, nem todas as formigas o empregam


Curiosidades sobre as formigas:

Elas comem qualquer coisa

Embora sejam muito pequenas, elas são predadoras de qualquer tipo de animal ou planta. Podem comer até um grande mamífero, mesmo que leve meses para isso. Os peixes também estão incluídos no seu menu.


Sua expectativa de vida

Outra das curiosidades sobre as formigas é que elas podem viver entre 4 e 12 anos. Isso supõe uma vida longa para um ser que parece ser tão fraco. Quem sabe? Talvez, ano após ano, você veja a mesma formiga na sua cozinha.


Como elas se comunicam

As formigas não emitem sons, pelo menos não perceptíveis ao ouvido humano. Portanto, a maneira delas se comunicarem é deixando as substâncias que coletaram onde quer que vão.Desta forma, o resto do grupo pode saber onde cada uma está em todos os momentos.


formigas

Suas antenas são outro modo de comunicação, e se comunicam esfregando-as de certas maneiras ou com outra formiga.


São fortes

Estima-se que as formigas sejam capazes de levantar 50 vezes seu próprio peso. Pense em quanto você pesa… 70 quilos? Multiplique por 50 e reflita se você poderia levantar esse peso sem ajuda alguma além de seu próprio corpo. Isso não parece mais impressionante agora?


Formiga rainha

A formiga rainha é responsável por colocar ovos para a colônia crescer. Ela é capaz de colocar entre 800 e 1,5 mil por dia. Você já sabe por que de repente vê uma formiga e no dia seguinte há milhares.


Elas têm servos

Sim, exatamente isso. Elas tendem a escravizar outras formigas para fazer parte do trabalho ou colaborar com elas para terminar mais cedo. Não importa se essas formigas escravizadas são da mesma colônia ou de outra.


Elas gostam de água

Nós realmente não sabemos se é porque gostam de água, mas uma formiga pode viver até duas semanas debaixo d’água. Se você tiver uma praga de formigas em casa, verá que a água não será um bom aliado para destruí-las. Uma das mais surpreendentes curiosidades sobre as formigas, não acha?


A maior colônia

Uma das principais características das formigas é que elas vivem em colônias, e a maior delas foi descoberta em 2002. Consistia em milhões de formigueiros que se estendiam por quase sete mil quilômetros.


Seu cérebro

É o animal com o maior cérebro em proporção ao seu corpo.


Quantas há

Muitas vezes nos referimos a elas como uma praga e, deve-se dizer, a própria definição não está longe da realidade. Estima-se que 10% da massa corporal do mundo animal é composta por formigas. Você consegue imaginar o que isso significa?


Elas sempre caem em direção a…

Não se sabe por que, mas quando você usa inseticida nelas, elas tendem a cair sempre para a direita.


Existe um predador de formigas

Há uma formiga conhecida como “formiga-leão” que come as outras formigas. No entanto, acredita-se que as formigas são capazes de criar estratégias, neste caso, que elas usam para destruir este inimigo.


Elas constroem pontes

Quando a rota que elas fazem para proteger os ovos da formiga rainha é complicada, e há uma abertura pela qual elas devem passar, acontece o impensável. As formigas unem seus corpos de uma maneira magistral e fazem uma ponte para seus companheiros passarem. 


Seu jeito de caçar

Os insetos estão incluídos na dieta das formigas e, quando caçam um vivo, a primeira coisa é ter certeza de imobilizá-lo. Elas se juntam como um time para segurar suas pernas ou, se for venenoso, elas cobrem-no com um tipo de bolsa que criam.


Sem coração

As formigas não não possuem veias artéria ou coração. Por isso possuem um sistema circulatório aberto.


Tempo de vida

De 6 e 10 semanas é o ciclo de vida da formiga entre a fase ovípara até se tornarem adultas. Em geral, as operárias podem viver alguns meses, com algumas espécies podendo viver aproximadamente 3 anos. As rainhas vivem mais do que as operárias, sendo que a maior longevidade foi registrada na espécie Pogonomyrmex owyheei.

Que atingiu uma idade de 30 anos. As formigas aparentemente vivem mais quando são alimentadas com o mel de rainha.


Organização social

– Uma casta de obreiras sem asas;
– As fêmeas são prognatas (peças bucais no ácron);
– Presença de um ‘’saco infrabucal’’ entre o lábio e a hipofaringe;
– Antenas articuladas, com o artículo distal alongado (exceto nas subfamílias Armaniinae e Sphecomyrminae);
– Glândula metapleural nas fêmeas, abrindo na base das patas posteriores;
– O segundo, e em algumas espécies também o terceiro, segmento abdominal formando um “pecíolo” (pouco diferenciado nas Armaniinae);
– As asas anteriores não apresentam nervuras[desambiguação necessária] ramificadas;
– A rainha perde as asas depois da cópula, que é realizada em voos de milhares de indivíduos.


Humanos e formigas

Um tipo de formiga doméstica que costuma formar seu ninho em eletrodomésticos como vídeo cassete ou computador por causa da temperatura, podendo muitas vezes danificá-los. Elas costumam habitar partes ocas na parede da casa.

As formigas são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo. As “formigas-carpinteiras” destroem a madeira furando-a para fazer os seus ninhos.

Algumas espécies, chamadas “formigas-assassinas”, têm a tendência de atacar animais muito maiores que elas, quer para se alimentarem, quer para se defenderem. É raro atacarem o homem, mas podem dar picadas muito dolorosas e, se forem em grandes números, podem causar dano permanente ou matar por alergia grave.

As formigas encontram-se em muitas fábulas e histórias infantis da cultura ocidental, representando o trabalho e esforço cooperativo, assim como agressividade e espírito de vingança. Em partes de África, as formigas são consideradas mensageiras dos deuses.

Algumas religiões dos índios norte-americanos, como os hopis, consideram as formigas como os primeiros habitantes do mundo. Outras usam picadas de formigas em cerimônias de iniciação, como teste de resistência.

Postagem Relacionada