Curiosidades Sobre Insetos e Invertebrados: Saiba Mais

Curiosidades Sobre Insetos e Invertebrados: Saiba Mais

Curiosidades Sobre Insetos e Invertebrados: Saiba Mais

A maioria das aranhas não tem pênis, apenas uma protuberância que sai de sua barriga. Ao contrair os músculos da barriga, ela esguicha esperma na teia da fêmea e sai rapidamente. Em outras aranhas, o órgão sexual do macho está localizado no final de uma de suas patinhas.O caracol faz um único acasalamento na vida.

Quando acontece, ele dura 12 horas.A fêmea do louva-a-deus é violentíssima e come qualquer coisa que apareça ao seu redor. Por isso, para escapar com vida, o macho precisa imobilizá-la completamente durante o acasalamento, prendendo suas patas. Ao menor descuido, ela pode arrancar e devorar a sua cabeça.

O mais curioso é que, mesmo decapitado, o macho continua a copular. Sem o cérebro, ele “perde o medo da fêmea” e atua melhor. Depois do acasalamento, a aranha conhecida como “viúva-negra” simplesmente devora o seu companheiro. Ela pode liquidar dessa maneira até 25 pretendentes num só dia. 

Algumas espécies de moscas têm pênis tão grandes quanto o seu próprio corpo.O vaga-lume macho emite sinais luminosos para localizar a fêmea. Se ela é virgem, responde ao chamado. Caso contrário, a fêmea atrai machos de outras espécies, imitando seus sinais. Só que depois do acasalamento, eles são devorados por ela.


Curiosidades sobre os invertebrados:

– A lula é um animal utilizado na alimentação.

– Os invertebrados correspondem a, aproximadamente, 95% das espécies de animais existentes em nosso planeta.

– A lula-gigante (Architeuthis dux) é considerada o maior invertebrado e pode atingir 18 metros de comprimento.

– A minhoca-gigante-australiana pode atingir até três metros de comprimento.

– As espojas foram confundidas, pelos gregos, com plantas.

– As sanguessugas (anelídeos) foram usadas por bastante tempo, na Medicina, em sangrias — uma técnica que consiste na retirada de uma certa quantidade de sangue para o tratamento de doenças.

– A aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi) é a maior aranha do mundo e pode apresentar pernas de cerca de 30 centímetros.

– A água-viva da espécie Turritopsis nutricula é capaz de rejuvenescer-se.

– Uma tênia pode eliminar até 700 mil ovos por dia.

– Uma formiga carrega, em média, 50 vezes o seu peso.

– Uma pulga pode saltar cerca de 50 cm de altura.

– A tênia do peixe (gênero Diphyllobothrium) pode viver até 25 anos de idade.


Curiosidades sobre os insetos:

– Existem 900 mil espécies de insetos em todo o mundo. Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir espécies ainda desconhecidas.

– Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra.

– Alguns insetos vivem em comunidades chamadas colônias, onde o trabalho é bem distribuído. É o caso das formigas e das abelhas.

– A maioria desses animais possui dois pares de asas. Mas, em determinados casos, como o do escaravelho, o primeiro par é uma espécie de capa dura que esconde o segundo par, usado para voar.

– O ácaro é um monstrengo microscópico que vive em colchões, travesseiros, cobertores e carpetes. Um único grama de poeira no canto da casa pode esconder um exército de 20 mil minúsculas feras.

– Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. 

– Larva migrans é seu nome científico, e ele vive nas fezes dos animais deixadas na areia; prolifera sobretudo nas áreas úmidas onde não bate sol. O bichinho anda por dentro da pele, provocando muita coceira, e deixa a marca de seus rastros, que parece um mapa rodoviário. Por isso tal apelido: bicho geográfico.

– As lesmas têm fileiras de dentes na língua e os usam como serras para cortar os alimentos. O único acasalamento na vida do caracol dura 12 horas.

– Um enxame de gafanhotos é formado por cerca de 50 milhões desses insetos, quantidade que conseguiria preencher uma área de mil de quilômetros quadrados. Eles comem diariamente um volume equivalente à alimentação de 2.500 pessoas.

– A barata americana é o inseto terrestre mais veloz que existe. Ela pode atingir a velocidade de 5 quilômetros por hora.

– Na Terra, existem mais espécies de besouros do que de qualquer outra criatura. O número chega a 250 mil.

– Um besouro consegue carregar um peso equivalente a 850 vezes o seu.

– O maior besouro do planeta, que tem um diâmetro de 20 centímetros, vive na Amazônia.

– Quando expostos à luz negra, escorpiões emitem fluorescência. As razões desse fenômeno não estão totalmente esclarecidas, mas é provável que aconteça devido ao processo de oxidação sofrido na fabricação de sua carapaça, que modifica as proteínas de seu organismo.

– Como reconhecer um inseto? Fácil: todos eles têm o corpo dividido em tórax, abdome e cabeça; além disso, possuem duas antenas e três pares de pernas.

– Não é novidade que os insetos superam os humanos em quantidade. Mas você sabia que há aproximadamente duzentos milhões de insetos para cada um de nós?

– O besouro é a criatura com maior quantidade de espécies registrada: são mais de 250 mil animais diferentes.

– As abelhas conseguem carregar pesos trezentas vezes maiores que o próprio.

– Formigas conseguem comunicar-se através do olfato, e possuem cinco narizes diferentes.

– Baratas sobrevivem mesmo se suas cabeças são arrancadas. Vivem cerca de uma semana, até que morrem de fome, por não conseguirem se alimentar.

– Duas baratas podem procriar até cem mil filhotes em apenas um ano.

– As borboletas são coloridas para atrapalhar os pássaros que as caçam. Ao baterem as asas, refletem o sol nos olhos de seus predadores e tem mais chance de escapar.                                                                                                                                                                                                      –

– Caracóis acasalam apenas uma vez na vida. E este acasalamento dura onze horas.

– A formiga é o inseto que possui o maior cérebro, se falarmos proporcionalmente ao resto de seu corpo.

– Pernilongos fêmeas vivem, em média, três vezes mais do que os machos.

– Aranhas machos possuem seu órgão sexual na ponta de uma de suas patas.

– As abelhas possuem 5 olhos.

– O olfato do bicho de seda é tão sensível, que reconhece uma fêmea a mais de 10 km de distância.

Postagem Relacionada