Dedetização de Restaurante é Fundamental – A importância em manter um restaurante longe de pragas urbanas é fundamental para a frequência do consumidor, bem como a sua saúde.

Um restaurante que não contêm as condições mínimas de higiene tanto para o funcionário quanto para o cliente, pode ser processado.

O restaurante ao mesmo tempo em que proporciona pratos para os clientes degustarem, oferece banquetes para as pragas. Isso porque, lá há muita comida acumulada, restos de comida, alimentos fora da validade e muito lixo.

Alguns cuidados para evitar as pragas

  • Lixo: O lixo pode ser o grande vilão para o aumento de pragas no restaurante. É necessário que se tenha uma coleta separada de acordo com cada material e que esse lixo não fique muito tempo acumulado, principalmente quando forem restos de comida;
  • Bagunça: O restaurante precisa de uma organização. Tanto no espaço onde recebe o cliente, quanto na cozinha onde são preparados os pratos. Visualmente deve estar sempre intacto, com pouca poluição visual, e na cozinha atentar para limpeza periódica dos armários que contêm os alimentos. Já na geladeira, diariamente deve ser feito uma vistoria para verificar se há algum alimento podre ou estragado;
  • Triagem de material: Assim que começar a receber os produtos de limpeza ou os próprios alimentos, deve ser separado aquele material que trouxe a mercadoria, como caixas de papelão, sacolas plásticas. Neste caso, baratas, ratos e outras pragas gostam de se alojar. Por isso, assim que o material estiver vazio, coloque-o imediatamente no lixo ou para reciclagem.
  • Limpeza da caixa de gordura: Em restaurantes onde o volume de preparo de comida costuma ser bem maior, mande fazer a limpeza da caixa de gordura pelo menos uma vez por mês. É através dela que muitas pragas costumam entrar e causar danos terríveis para o ambiente e alimentos, sem muitas vezes o funcionário enxergar, pois elas costumam atacar principalmente à noite;
  • Limpeza diária: A limpeza diária é tão importante porque pode evitar muitas pragas. Assim que o expediente encerrou, deve-se chamar a equipe para fazer a limpeza do local, lavando, arrastando móveis, limpando geladeira;
  • Dedetização: É importante o proprietário ter uma empresa de confiança de dedetização para chamar o serviço pelo menos a cada dois meses. Aproveite o dia em que o restaurante não abre para fazer esse trabalho e que de alguma forma vai garantir mais segurança para os funcionários e clientes.

A importância da dedetização no restaurante

Vale lembrar que existe uma resolução que dever ser cumprida pelos proprietários de restaurantes, que estabelece a limpeza e o controle de pragas. A resolução é a seguinte: Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004.

Quando o proprietário contrata a empresa especializada neste ramo, confia a ele o trabalho de fazer o controle das pragas. Antes de qualquer início é feito um levantamento sobre as supostas pragas que estão dentro do restaurante.

Somente um profissional especializado consegue fazer este serviço altamente recomendado. Além de utilizar as melhores ferramentas e agentes, saberá como identificar as pragas e assim eliminá-las.

Importante ressaltar que esse serviço é recomendo e deve ser feito por empresas de dedetização e não pelo funcionário que não tem as condições e conhecimentos específicos sobre dedetização.

Além de garantir boa higiene, o restaurante estará por algum tempo livre das pragas e passando maior segurança aos clientes.

Lembrando, que o serviço de dedetização é importante também, devido ao fato de muitas pessoas se contaminarem em restaurantes, o que pode ocasionar no fechamento do estabelecimento.

Dados mostram que, no Brasil, entre 4,5 e 4,8% das internações do Sistema Único de Saúde nos anos de 1998 a 2001 foram diagnósticos com infecções intestinais causados por cólera, febre tifoide, amebíase, dentre outras devido a problemas com pragas em restaurante. Por isso, todo cuidado é pouco.