Descupinização – Cupim de madeira seca como matar

Descupinização - Cupim de madeira seca como matar

Descupinização – Cupim de madeira seca como matar

Aprenda como se livrar de Cupim de Madeira Seca com o nosso Guia de Tratamento de Cupins de Madeira Seca. Confira aqui e aprenda como matar com eficiência e controlar o Cupim de Madeira Seca.Para acabar com os cupins de madeira seca dever ser usado uma dedetização eficiente com o melhor inseticida de eliminação para insetos xilofagos.

O cupim de madeira seca é um inseto bastante conhecido pelos estragos causados no ambiente doméstico. A madeira costuma ser o principal alvo dos ataques de cupins, ainda que materiais como o papel também sejam uma opção. Acontece que a alimentação do cupim é baseada em materiais que contenham celulose em sua composição e a madeira é o principal alvo desse inseto.

Basicamente, isso se resume a qualquer coisa produzida à base de plantas. Ao todo, já existem mais de 2 mil espécies de cupim oficialmente catalogadas. Embora apareçam em todo o mundo, são encontradas principalmente nas áreas de clima tropical e subtropical.Tal como as formigas e as abelhas, os cupins são insetos eussociais, ou seja, que vivem em colônias onde há estabelecida uma hierarquia.

Descupinização – O que é cupim de madeira seca?

O cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) é uma espécie de cupim que apresenta colônias pequenas, normalmente restritas à peça de madeira atacada, apresentando sinais externos de ataque bastante discretos. A infestação por cupins de madeira encontra-se em expansão no Brasil, onde se acredita que o cupim de madeira seca tenha sido introduzido através de importação de estruturas de madeira infestadas.

Provavelmente de origem na Jamaica, este cupim vem se espalhando, através de navios, para o resto do mundo.O soldado do cupim de madeira seca apresenta uma cabeça dura e volumosa com formato cilindroide e truncuda na frente, do tipo fragmótica, de cor castanha avermelhada escura a quase negra, que contrasta com o colorido esbranquiçado do resto do corpo.

Quando necessário, o cupim de madeira seca utiliza a cabeça para obstrução de galerias de comunicação no interior dos ninhos como defesas contra inimigos.As fezes dos cupins de madeira seca, pequenas bolinhas normalmente da cor da madeira, são eliminadas das câmaras especialmente construídas para este fim. As fezes se acumulam, assim, logo abaixo do orifício de eliminação, ao largo da peça atacada.

Esse é o mais típico sinal de infestação por cupim de madeira seca.O cupim de madeira seca quando infesta peças pequenas que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo a de menor tamanho. A capacidade dos cupins de madeira seca de habitar móveis facilmente transportadas, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão, quando os moveis são transportados para diferentes regiões geográficas.

Descupinização – Como identificar cupim de madeira seca?

Já fizemos acima uma descrição completa de como identificar o cupim de madeira seca através de seus hábitos, biologia e focos de infestação. Sem sombra de dúvidas, a melhor forma de encontrar e combater uma praga é sabendo diferenciá-la de insetos comuns.Desse modo, selecionamos também as principais características do cupim de madeira secaem relação às formigas e outros tipos de cupins. 

Descupinização – Cupim de madeira seca x Formigas

As formigas nada mais são do que vespas evoluídas. Enquanto isso, o cupim de madeira seca parte da evolução de baratas. Embora possuam muitas características em comum, é possível diferenciá-las em comportamento e aparência.Ambas as espécies possuem um estreitamento na porção central do corpo. A diferença é que, no cupim de madeira seca, esse estreitamento acaba sendo maior do que nas formigas.

Ao analisarmos as asas, existem diferenças na forma e no tamanho. Ainda que tanto as formigas quanto os cupins possuam dois pares de asas, o cupim de madeira seca possui pares simétricos, enquanto as formigas possuem asas traseiras menores que as dianteiras.Por fim, é possível observar diferenças nas antenas. No corpo dos cupins, aparecem esticadas, já as formigas possuem antenas dobradas.

Descupinização – Cupim de madeira seca x Cupim subterrâneo

O primeiro passo para distinguir esses tipos de cupim é observar seu habitat. Como o nome já sugere, os cupins de madeira seca atacam móveis e lá constroem seus ninhos. Ao mesmo passo, os ninhos de cupins subterrâneos estão localizados sob a terra. Tal característica faz com que o cupim subterrâneo tenha sua sobrevivência dependente da elevada umidade do local onde constrói seu ninho.

Enquanto isso, essa não se trata de uma característica de extrema relevância para cupins de madeira seca.Outro fato interessante é que as colônias de cupins subterrâneos costumam ser maiores do que aquelas formadas por cupins de madeira seca, dada a disponibilidade de espaço.Quanto à alimentação, os cupins subterrâneos costumam ser mais específicos: se alimentam apenas da parte mais mole da madeira.

Essa espécie pode se alimentar também do próprio barro onde vivem e as fezes se assemelham a papelão.Os cupins de madeira seca se alimentam de qualquer madeira existente no local. As fezes são parecidas com areia e geralmente são conduzidas pelos insetos para pequenos buracos construídos na madeira.Basicamente, cupins subterrâneos vivem em árvores em processo de decomposição.

Descupinização – Cupim de madeira seca x Cupim de madeira úmida

Encontrar cupins de madeira úmida pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Sendo assim, a diferenciação nesse caso acaba sendo mais fácil e rápida.Simplificando, basta observar bem características como a cor e o tamanho. Cupins de madeira seca possuem cor creme e acastanhada, enquanto os cupins de madeira úmida aparecem na cor marrom escuro.

Descupinização – Ciclo de vida dos cupins dos cupins de madeira seca

Como a maioria dos insetos que vivem em colônias, o ninho de um cupim de madeira secaé dividido em castas onde há indivíduos destinados à reprodução. Esses exemplares são capazes de identificar o momento em que a colônia é capaz de sobreviver sem eles, e é quando saem do ninho para procurar novos parceiros. Em geral, a busca reprodutiva acontece ao final da tarde ou durante a noite.

Quando os insetos se reúnem em torno de fontes luminosas. Essa é uma das práticas que torna a tarefa de encontrar um parceiro mais fácil.Depois de formados os casais de cupins, se inicia a procura por um local adequado para construção de um ninho e com isso uma nova colônia. No entanto, nem sempre esse processo é bem-sucedido, fazendo com que muitos indivíduos morram ao longo do processo.

No caso dos cupins, o ambiente ideal provavelmente será um pedaço de madeira onde será feito um buraco para que a fêmea possa depositar a primeira leva de ovos. Depois disso, é possível que a fêmea coloque até 84 mil ovos por dia. Todo esse processo possibilita que uma nova colônia seja iniciada, na qual os insetos do primeiro casal de cupins se tornam rei e rainha do ninho.

Os ovos postos pela rainha demoram entre 30 e 90 dias para se desenvolver completamente. É deles que saem as ninfas, cupins em estágio intermediário de desenvolvimento. A evolução das ninfas pode originar três castas diferentes para a colônia, sendo elas: reprodutores, operários e soldados.A classe de reprodutores tem como principal objetivo substituir o rei e a rainha em caso de emergência e originar novas colônias.

Enquanto isso, os cupins operários trabalham continuamente perfurando a madeira para alimentar todo o ninho. Por fim, os soldados são responsáveis pela proteção da colônia contra os ataques, principalmente de formigas.Ao contrário do que muitos imaginam, os cupins reprodutores podem viver entre 25 e 40 anos, especialmente a rainha.

Esse tempo é suficiente para que a colônia já tenha um bom número de indivíduos e continue progredindo com os indivíduos restantes. Vale destacar que o primeiro ano da rainha na colônia prioriza o desenvolvimento da fêmea, e por isso não é tão produtivo quanto os anos seguintes.Ainda assim, mesmo no ápice de seu desenvolvimento, uma colônia de cupins de madeira seca não chega a alcançar o mesmo tamanho do que uma colônia.

Descupinização – Sinais de infestação por cupim de madeira seca

Descobrir que os móveis de sua casa estão sendo atacados por cupins pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Muitas vezes, a colônia leva em média 8 anos para que os estragos causados sejam percebidos. A principal justificativa para isso é que esses insetos vivem e se alimentam no mesmo espaço. Sendo assim, é necessário atentar-se até mesmo aos pequenos detalhes que possam indiciar uma infestação por cupim de madeira seca.

O momento mais apropriado para localizar uma colônia de cupins de madeira seca ocorre em torno de 4 anos após a construção do ninho. É nesse período que a rainha libera hormônios que fazem com que os cupins alados nasçam. Antes disso, a reprodução é mais restrita ao povoamento interno do ninho.Os cupins alados são os famosos enxames, responsáveis pela busca de parceiros na construção de uma nova colônia.

ajax loader 2x - Descupinização - Cupim de madeira seca como matar

(Visited 5 times, 1 visits today)
Descupinização – Cupim de madeira seca como matar
× Whatsapp 99556-4343