Desratização – Como Eliminar Ratos Dentro Do Forno Do Fogão?

Desratização – Como Eliminar Ratos Dentro Do Forno Do Fogão?

Desratização – Como Eliminar Ratos Dentro Do Forno Do Fogão?

Ratos no forno do fogão? Um dos últimos locais que você não quer que o rato entre na sua casa com certeza é o forno do fogão, correto? Os fornos são lugares muito comuns para os ratos se esconderem e até construir ninhos. Os ratos são atraídos por migalhas de alimento dentro e no entorno do fogão e uma vez instalados no forno será uma tarefa difícil de resolver.

Pois é, estes bichos, os ratos, adoram fogões, tanto, que se você reparar bem, uma pergunta muito comum na internet é: se eu ligar o forno o rato sai? Pode parecer bobagem, mas a maioria de nós não gosta de ratos e não quer lidar com eles, então, simplesmente acender o forno pode parecer uma boa ideia. Mas, me permita explicar que, há dois problemas nesta técnica para eliminar ratos.

Primeiro; é possível que o rato saia bem antes de você ligar o forno, mas, vai fazer isso toda vez que ele voltar? Sim, ele vai voltar. Segundo; e se ele não sair? Neste caso, você pode se ver na obrigação de ter que fazer uma limpeza bem desagradável no forno. Resumindo, a melhor solução para este problema, é descobrir como proteger o fogão de ratos. Pode dar um pouco de trabalho, mas, pelo menos, o problema estará resolvido.

Desratização – Como proteger o fogão de ratos em 4 passos

Como você já deve estar imaginando, estas dicas são uma mistura de bom senso, com algumas técnicas mais avançadas. Então, o que atrai ratos em qualquer lugar? Comida e abrigo, certo? Primeiro passo para eliminar ratos (de qualquer lugar) Limpeza. Se estão sendo atraídos para o seu forno, é porque há pequenas partículas de comida por lá.

Sendo assim, o primeiro passo é o mais óbvio, fazer a melhor limpeza possível nas bocas, no forno em si e também, no piso ao redor do fogão. Para funcionar, é preciso que você se acostume a fazer isso com mais frequência do que já faz. Mais importante, não basta uma limpeza de aparência, é preciso se dedicar, porque até os respingos de gordura são chamarizes que você precisa eliminar.

Desratização – Segundo passo para eliminar ratos do fogão

Com o fogão e o piso limpos, é hora de resolver o problema do abrigo, afinal, o interior do forno é um local perfeito para ninhos de rato. Neste ponto, você vai precisar de um pouco de paciência para retirar aquela tampa que há no fundo do forno (se for desmontável) ou, procurar os buracos de entrada. O ideal, é tampar todos os buracos externos com palha de aço. Se possível, utilizando um spray de látex para vedação.

Mas, a palha de aço já é uma grande barreira, uma vez que os ratos não conseguem roer o material. ATENÇÃO: não utilize materiais inflamáveis no interior do fogão.

Desratização – Terceiro passo (quando necessário)

Ao verificar as partes internas de seu forno, pode descobrir ninhos de rato e neste caso, é preciso tomar uma precaução extra. Não basta remover os restos do ninho, é preciso desinfetá-lo primeiro e para isso, você pode utilizar água sanitária. Usando luvas para se proteger, misture algumas gotas de água sanitária em um spray com água, agite bem e borrife o ninho. Deixe agir por cerca de dez minutos e depois, já poderá jogá-lo no lixo.

Desratização – Quarto e último passo, a conclusão do trabalho

Os três primeiros passos já devem servir para eliminar ratos no seu forno, mas, você não quer que eles voltem, certo? Então, para encerrar, faz sentido utilizar um repelente natural: óleo de pimenta puro, sem diluir. Basta embeber algumas bolas de algodão e espalhar no entorno do fogão (não dentro do forno). Com isso, criamos uma barreira natural contra os bichos, mas, você deve trocar estas pelotas de algodão uma vez por mês.

Os ratos podem encontrar uma casa em fornos que nunca são ligados. Eles são atraídos pelo calor das luzes piloto, migalhas de alimentos deixados no interior e pela proximidade com outros alimentos na cozinha. A estratégia de eliminação é fechar todos os buracos de rato atrás do fogão e, em seguida, ligá-lo para forçar os ratos a saírem. O objetivo de fechar o buraco primeiro é forçar qualquer rato fugitivo de correr para outros buracos.

Passo 1
Puxe o fogão para procurar por um buraco atrás dele, inclusive uma lacuna grande em torno da mangueira de entrada de gás. Se vir um buraco, puxe mais o fogão, de modo que você possa ficar atrás dele para remendá-lo.

Passo 2
Puxe o fogão totalmente, girando primeiro a válvula da mangueira de entrada de gás (se for a gás). Em seguida, use duas chaves ou dois alicates para desapertar o parafuso de acoplamento da mangueira, que fica mais perto do fogão do que a válvula do gás.

Passo 3
Mergulhe algumas bolas de algodão no óleo de hortelã-pimenta puro. Esse óleo raramente é encontrado em farmácias, mas pode ser comprado online. Coloque as bolas de algodão no buraco do rato.

Passo 4
Insira a lã de aço. Em seguida, cubra com massa corrida e use a espátula para alisá-la.

Passo 5
Prenda o papelão, com fita adesiva, sobre a massa corrida enquanto ela seca, para salvaguardar dos ratos que saírem do forno.

Passo 6
Coloque armadilhas adesivas para ratos em torno do fogão. Ligue o forno (e não os queimadores do fogão, que não incomodariam os ratos). Ligue a grelha da parte inferior. A temperatura estará mais quente e esquentará mais o aparelho que o forno.

Passo 7
Siga quaisquer ratos que fugirem e passarem pelas armadilhas adesivas para descobrir mais buracos de rato que desconheça. Preencha esses buracos com óleo de hortelã-pimenta, lã de aço e massa corrida também.