Formigas: Saiba Mais Sobre Estás Pragas Urbanas

Formigas: Saiba Mais Sobre Estás Pragas Urbanas

Formigas: Saiba Mais Sobre Estás Pragas Urbanas

As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias. Pertencem à ordem Hymenoptera, mesmo grupo em que se encontram as vespas e abelhas. Existem várias famílias de vespas e várias de abelhas, no entanto todas as formigas estão agrupadas em uma única família, a família Formicidae.

Mesmo assim, as diferenças de biologia e comportamento entre as diferentes espécies de formigas são acentuadas, variando desde a formiga doméstica, comum de se encontrar dentro de residências, infestando áreas alimentares, até em hospitais, contaminando soro fisiológico e outros equipamentos.

Até a formiga eminentemente rural, especializada em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a sua sobrevivência.Para entender melhor a diferença entre cada uma destas formigas e podermos traçar um plano de ação consistente para o seu controle, necessitamos conhecer a biologia e comportamento das formigas.


Descrição

Podemos reconhecer uma formiga dos outros himenópteros pela presença de uma antena em forma de cotovelo, e pela presença de uma cintura, que pode ter um ou dois segmentos, também chamados de nós.

A classificação das formigas:

Reino: Animal

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Hymenoptera

Estes insetos distribuem-se por todos os continentes com exceção dos pólos. Estima-se que existam por volta de 18.000 espécies de formigas sendo que 10.000 já foram descritas. No Brasil ocorrem aproximadamente 2.000 espécies sendo que somente de 20 a 30 são consideradas pragas.

As demais são extremamente benéficas. Elas dispersam sementes contribuindo para o reflorestamento de muitos ecossistemas, como o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga e os Campos; promovem a germinação das sementes, pois removem a polpa dos frutos.

Fazem a poda de algumas plantas promovendo seu crescimento vegetativo; exercem importante papel na aeração do solo; incorporam matéria orgânica à terra tornando-a fértil; são predadoras de diversos artrópodes, muitos deles pragas agrícolas, além de serem predadoras de outras espécies de formigas.

As espécies consideradas pragas são as formigas cortadeiras (saúvas e quenquéns) representadas pelos gêneros Atta e Acromyrmex e as formigas domésticas. Dentre estas últimas citamos as mais importantes: Formiga-fantasma (Tapinoma melanocephalum), Formiga-louca (Paratrechina longicornis).

Formiga lava-pés (Solenopsis spp.), Formiga cabeçuda (Pheidole spp.), Formiga carpinteira ou sará-sará (Camponotus spp.), Formiga acrobática (Crematogaster spp.), Formiga Argentina (Linepithema humile), Pixixica ou pequena formiga de fogo (Wasmannia auropunctata), formiga do faraó (Monomorium pharaonis).


12 curiosidades incríveis sobre estes insetos:

As formigas são conhecidas por conseguirem levantar e carregar objetos muitas vezes mais pesados do que elas mesmas, mas na verdade, há muito mais curiosidades surpreendentes sobre essas pequenas (ou nem sempre tão pequenas assim) criaturas.

1. As formigas são tão antigas quanto os dinossauros

Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que as formigas surgiram pela primeira vez durante o período Cretáceo, há cerca de 130 milhões de anos! Elas sobreviveram a explosão que extinguiu todos os dinossauros, e também sobreviveram a idade do gelo.


2. Elas estão por toda parte do planeta

As formigas já ocuparam quase todos os terrenos em nosso planeta. Com exceção apenas da Antártica e do Ártico. E existem mais de 10.000 espécies de formigas encontradas em todo o planeta.


3. Elas são muitas! Muitas mesmo!

Há cerca de 10.000.000.000.000 de formigas vivas na Terra! Os pesquisadores Bert Hölldobler e Edward O. Wilson estimaram esse número no livro The Ants (as formigas), que ganhou o prêmio Pulitzer. Esse é um número quase que impronunciável! As formigas representam cerca de 20% da biomassa animal terrestre, quantidade que excede a dos vertebrados.


4. As rainhas são as que vivem mais

As formigas rainhas que podem viver até 30 anos! Isso é cerca de 100 vezes mais do que outros insetos de tamanho similar. As formigas trabalhadoras podem viver de 1 a 3 anos.


5. As formigas têm dois estômagos

Apesar do pequeno tamanho, as formigas têm dois estômagos! Um dos estômagos é para guardar comida para o seu próprio consumo, enquanto o segundo é para manter alimentos que serão compartilhados com outras formigas. Este processo é conhecido como trophallaxis e permite o bom funcionamento de uma colônia.

Ele permite que as formigas que saem em busca de alimentos se alimentem e também alimentem aquelas que ficam para trás resolvendo os problemas da rainha e do ninho.


6. Eles têm o super poder da força!

As formigas são extremamente fortes. Elas têm a capacidade de transportar entre 10 e 50 vezes seu próprio peso corporal!A quantidade que uma formiga pode transportar depende da espécie. Uma espécie asiática de formiga pode levantar até 100 vezes a sua própria massa.

Mas por que as elas são tão fortes? Acredite ou não, toda essa força é resultado de seu pequeno tamanho. A Universidade do Estado do Arizona constatou que, devido ao seu tamanho pequeno, os músculos das formigas concentram uma força maior em relação ao seu tamanho corporal.


7. As formigas não têm pulmões!

É sério! Mas isso não significa que elas não respiram. Devido ao seu pequeno tamanho, as formigas não têm espaço para acomodar um sistema respiratório complexo como o nosso. Mas então como as formigas respiram? Elas respiram o oxigênio através de uma série de buracos localizados dos lados de seus corpos.

Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.


8. As formigas não têm orelhas

Ao contrário de outras pragas, como ratos, as formigas não têm ouvidos. Mas isso também não significa que elas são surdas. E como as formigas ouvem? Eles ouvem por meio de vibrações no solo, através de sensores especiais em seus pés e joelhos.


9. A mordida mais dolorosa Paraponera

Paraponera Clavata, mais conhecida conhecida como a formiga de caça, formiga conga ou formiga-bala, tem a mordida mais dolorosa! De acordo com algumas vítimas, é igual a ser baleado! E daí o nome do inseto… A dor é tão forte que pode continuar inalterada por até 24 horas!


10. A mordida fatal jack jumper 

Enquanto a picada de formiga-bala é considerada a mais dolorosa, a picada da jack-jumper, também conhecida como formiga saltadora, pode ser fatal! Felizmente, um antiveneno já foi desenvolvido para essa picada.


11. Ativistas

São insetos muito importantes para a terra, porque auxiliam na reciclagem do material orgânico que a compõe.


12. Estão sempre próximas 

Entre 20 e 30 espécies de formiga vivem em contato muito próximo ao homem, como as saúvas, quenquéns, cabeçudas, lava-pés, carpinteiras, acrobatas, pixixica, faraó, argentina, louca e fantasma.

Postagem Relacionada