Os pombos são pragas urbanas?

Os pombos são pragas urbanas?

Os pombos são pragas urbanas?

Quando passamos por uma praça ou uma estação de trem das grandes cidades, temos algo que é constante na paisagem: os pombos. Isso é porque nestes locais há sempre fonte de alimentos, tais como farelos de comidas deixados pelas pessoas que por ali passaram.Os pombos são aves dóceis. 

Que não se incomodam com a presença humana. Pelo contrário, muitas vezes vemos pessoas que os alimentam, atraindo assim cada vez mais animais para o local. Mas também há pessoas que os observam com nojo e receio, preferindo passar por eles a uma boa distância. Há aqueles que ainda lhes dão apelidos nada carinhosos.


Será que o apelido tem fundamento?

Sim, o apelido infelizmente é justificado! Esta ave pode ser considerada uma praga urbana, pois traz riscos à nossa saúde. O pombo por si só não transmite doenças: o problema está em suas fezes. Os excrementos destes animais estão repletos de microorganismos, como fungos, bactérias e vírus, e estes sim transmitem doenças perigosas.

Tanto para seres humanos quanto para animais. Estas aves estão sempre procurando por fontes de alimento e água e por isso são facilmente encontradas em locais abertos onde há consumo de comida, como parques, praças e zoológicos. Assim o contato conosco torna-se constante e pode ser perigoso.


Como ocorre a contaminação?

O perigo maior está em locais onde há acúmulo de fezes dos pombos, especialmente em épocas de estiagem (com secas e expressivos aumentos de temperatura). Quando as fezes destes animais estão ressecadas, partículas delas se soltam pelo ar em forma de poeira, e sua inalação causa a consequente agentes infecciosos em nossos corpos.


Quais as doenças mais comuns transmitidas pelos pombos?

Meningite Criptocócica: A Doença do Pombo

A doença mais comum é aquela que leva em si o nome do animal, a doença do pombo. Poucas pessoas sabem que ela também é conhecida como Meningite Criptocócica, pois causa inflamação das meninges (membranas que revestem e protegem o Sistema nervoso central). Diferente da meningite bacteriana e da viral.

Esta é causada por um fungo, é menos perigosa e os sintomas se apresentam de maneira mais lenta, entre eles, febre, fraqueza, dor de cabeça e no peito, rigidez na nuca, náusea, vômito, e sintomas mais graves, como sudorese noturna, alterações de visão e confusão mental. Apesar de não haver vacina para a criptococose.


Histoplasmose

Esta infecção também é transmitida pela inalação do esporo de um fungo, encontrado nas fezes dos pombos. A doença pode causar uma micose profunda, podendo-se apresentar ainda febre, mal estar geral, dor no peito, tosse, anemia, entre outros sintomas. Além disso, o contato com as fezes desta ave também pode causar dermatites alergias.

A aparição de sintomas para estas enfermidades varia muito de acordo com o quadro geral de saúde do indivíduo, e do quão forte ou debilitado é seu sistema imunológico. Sendo assim, é muito provável que boa parte de nós já tenhamos tido algum contato com estes micro-organismos, porém não apresentamos os sintomas.


Dicas de prevenção

Há algumas orientações bem simples que podemos seguir para evitarmos a contaminação com os pombos: Evite alimentá-los: parece óbvio e simples, porém é muito comum vermos pessoas alimentando pombos nas praças e parques. Mesmo que simpatizemos com eles, não devemos alimentá-los.

Pois eles se concentrarão nestes locais e acabarão por defecar nos ambientes, deixando-nos expostos a riscos. Lixos domésticos: não deposite lixo doméstico (restos de comidas e bebidas) em lixeiras públicas sem fechá-los bem, pois eles também atraem as pragas urbanas. Proteja o resíduo com alguma embalagem.


Higienização: mantenha os ambientes limpos, especialmente de farelos de alimentos.

Limpeza das fezes: para limpar as fezes é fundamental evitar o contato direto com as mesmas (com o uso de luvas, por exemplo), além de umedecê-las primeiro, pois, ao tentar varrer o solo, o excremento seco pode se desprender na poeira.


Moradores de apartamentos e condomínios

Para quem mora em apartamento ou condomínio o cuidado deve ser redobrado, pois os pombos costumam fazer seus ninhos em locais altos, como telhados e suportes de ar condicionados. Estes locais são menos visíveis e mais difíceis de acessar quando se trata de prédios. 

ajax loader 2x - Os pombos são pragas urbanas?

(Visited 28 times, 1 visits today)
Os pombos são pragas urbanas?
× Whatsapp 99556-4343