Perguntas e respostas sobre cupins

Perguntas e respostas sobre cupins

Perguntas e respostas sobre cupins – Confira 10 Perguntas e Respostas Sobre Cupins. Tire suas dúvidas e aprenda a evitar, afastar, eliminar e combater os Cupins de Solo e de Madeira Seca!

Nesta matéria vamos discutir algumas Perguntas e Respostas Sobre Cupins. A classificação zoológica até que soa bem: inseto isóptero, que possui um par de asas iguais. Mas o nome popular, cupim, combina mais com o transtorno que bichinhos com hierarquia e espírito de grupo provocam.

Mas antes de falar sobre as Perguntas e Respostas Sobre Cupins, veja algumas dicas para evitar e combater Cupim em seu imóvel, sem necessariamente contrata uma empresa especializada em dedetização contra cupins:

  • Use madeiras tratadas ou mais resistentes aos cupins, como peroba-de-campos, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, braúna, gonçalo-alves, sucupira, copaíba, orelha-de-moça, roxinho e maçaranduba;
  • Superfície com tintas e vernizes reduzem as chances de formação de colônia de Cupins;
  • Coloque telas com malhas de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas, para evitar a entrada durante as revoadas;
  • Evite estocagem inadequadas de madeiras, principalmente em locais úmidos;
  • Cuidado com gramados mal drenados, telhados com vazamentos e paredes com umidade;
  • Vistorie periodicamente rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira;
  • Retire e destrua madeiras infestadas (o melhor é queimar);
  • Em bibliotecas e arquivos, sempre que possível, use estantes metálicas. Agora vamos ao que mais interessa as Perguntas e Respostas sobre Cupins.

Pergunta 1: Qual a madeira preferida pelos Cupins? 

Resposta: Qualquer tipo de madeira, seja ele maciça, compensado ou aglomerado.

Pergunta 2: De onde vem os Cupins?

Resposta: Depende do tipo (espécie) de Cupim. Os Cupins subterrâneos podem vir de árvores, jardins e até de construções vizinhas. Os Cupins de madeira seca são normalmente provenientes de móveis e outros objetos de madeira presentes no local ou nas vizinhanças. É bom lembrar que todas as espécies de Cupins podem vir através de revoadas.

Pergunta 3: Tenho um móvel com Cupins, o que devo fazer?

Resposta: Tente trata-lo. Não jogue fora ou dê um móvel simplesmente por que está com Cupim. Muitos casos têm soluções baratas e eficientes, compensando o tratamento contra Cupim. Jogando fora ou mesmo dando o móvel não resolve o problema, simplesmente transfere o problema para à outra pessoa.

Pergunta 4: A árvore em frente de casa tem Cupim, devo cortá-la?

Resposta: Não. Para o corte de qualquer árvore urbana, deve-se ter a autorização da Prefeitura de sua cidade. Muitas vezes o tratamento de uma árvore é possível e deve ser realizado, desde que seja feita com autorização e por uma empresa especializada em controle de pragas.

Pergunta 5: Como saber se o Cupim que tenho em casa é subterrâneo ou de Cupim de madeira seca?

Resposta: Geralmente os Cupins subterrâneos deixam “túneis”, verdadeiros caminhos nas paredes, em estruturas de madeira (batentes, rodapés, etc.) e junto a tomadas elétricas. Os Cupins de madeira seca normalmente deixam resíduos (pó granulado) junto as peças atacadas por eles, geralmente atacam móveis solitários, como por exemplo (armários, portas, gabinetes, cadeiras, mesas, moldura de quadros, etc.

Pergunta 6: Estou reformando minha casa e descobri um foco de Cupim subterrâneo, o que devo fazer?

Resposta: Neste caso as medidas caseiras são paliativas, e só vai agravar a situação dispersando os Cupins para outros pontos do imóvel. Deve chamar uma empresa especializada em controle de pragas especializada em descupinização e resolver o problema antes do término da reforma.

Pergunta 7: Como identificar o Cupim entre as 2.200 espécies existentes no mundo?

Resposta: No Brasil vivem 290 espécies de Cupim e, delas, só duas interessam de fato nas cidades o Cupim de solo ou subterrâneo e o Cupim de madeira seca. O primeiro Cupim constrói sua colônia no solo ou próximo dele, e dali se move até encontrar madeira para se alimentar. Em condições favoráveis, instala seus ninhos nos vãos estruturais dos imóveis. O segundo se fixa dentro da madeira seca, sejam móveis ou as estruturas de madeira.

Pergunta 8: Como funcionam as colônias dos Cupins?

Resposta: Como abelhas e formigas, são comunidades socialmente organizadas em três castas: os alados ou reprodutores, os soldados e os operários, que cuidam do alimento e da manutenção. Toda colônia de Cupim tem um casal real, formado pelos reprodutores: os Cupins saem voando, caem no solo, se livram das asas e, aos pares, procuram locais apropriados para o acasalamento e a implantação de novos cupinzeiros.

Pergunta 9: O que os Cupins comem?

Resposta: A alimentação pode ser bastante diversa, desde estruturas ricas em celulose (madeira, papel, tecidos, gesso e alvenaria) a restos vegetais em decomposição, solo com diferentes teores de matéria orgânica, fezes de animais herbívoros e até plantas herbáceas e gramíneas vivas.

Pergunta 10: Qual a diferença entre o Cupim subterrâneo e o Cupim de madeira seca?

Resposta: O crescimento da colônia é muito mais rápido do que o similar de madeira seca. Os ninhos são volumosos e normalmente construídos no solo ou em locais ocultos e úmidos. Apesar do nome, basta o inseto estar em contato com a água para se desenvolver – há casos de infestação nos andares mais altos de prédios. Uma de suas características é passar de um local para o outro construindo galerias de comunicação (longos túneis) feitas com fezes e partículas de solo cimentadas com saliva. Dentro de casa, os locais mais atacados são rodapés, forros e armários embutidos, além de materiais como papel, papelão, livros e alguns tipos de tecidos.

Ainda que não se alimentem de concreto ou plásticos, os Cupins subterrâneos degastam esses materiais para ter acesso à madeira. Costumam ainda usar conduítes, tomadas elétricas ou hidráulicas e vãos em pisos e paredes como caminhos naturais que facilitam a construção dos túneis. Já o Cupim de madeira seca, também se alimenta de madeira celulósico, mas suas colônias são menores, com ninhos instalados na própria madeira de que se alimentam. Periodicamente, suas fezes são eliminadas por orifícios feitos na madeira – é o mais típico sinal de infestação. Deixa um rastro construído de pequenas partículas arredondas duras. Gostam de atacar portas, janelas, persianas, armários, cadeiras, mesas, estantes com livros que não são movimentados podem ser alvo – por isso, a necessidade de limpeza e o manuseio constantes.


ajax loader 2x - Perguntas e respostas sobre cupins

(Visited 27 times, 1 visits today)
Perguntas e respostas sobre cupins
× Whatsapp 99556-4343